segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Acelera, Button! Acelera, Brawn GP!


Pois é, não deu para Rubens Barrichello... A temporada de 2009 da Fórmula 1 ficou mesmo para Jenson Button. O título veio no último domingo, dia 18, em Interlagos, no Brasil. Com a obrigação de fazer boa pontuação, para adiar o possível título de Button, Rubinho chegou, apenas, na oitava colocação, mesmo largando na pole. O inglês foi o quinto, após largar em 14º, e alcançou os pontos necessários para ser campeão, antecipadamente. No GP do Brasil, Mark Webber, da RBR, foi o primeiro, Robert Kubica, da BMW Sauber, o segundo e Lewis Hamilton, da McLaren, o terceiro.
Jenson Button tem 29 anos e é corredor desde os oito. O inglês estreou na Fórmula 1 pela Williams, em 2000. Ainda muito inexperiente, terminou em quinto. Em 2001, correu pela Benetton e terminou em 17º no Mundial de Pilotos. Em 2002, sua equipe passou a se chamar Renault e, nesse ano, Button conquistou a sétima colocação. Nos anos de 2003 e 2004 foi a vez de correr pela BAR. Com 17 pontos, terminou em nono lugar, em 2003. No ano seguinte, teve sua primeira pole, conquistando a terceira posição na temporada. O ano de 2005 foi bastante conturbado para o inglês, com dificuldades no inicio da temporada, ainda na BAR. Além disso, estava com um problema contratual com a Williams (que viria a mudar de nome para Honda). Em 2006, correndo pela Honda, teve sua primeira vitória. Os dois anos seguintes, 2007 e 2008, não foram muito bons para Button, que somou, apenas, nove pontos nas duas temporadas.
Depois de todo esse péssimo retrospecto, quem diria que Jenson Button conquistaria o titulo em 2009? A mudança para a Brawn GP foi realmente boa para o inglês. Falando em Brawn GP, parece que a equipe tem tudo para comemorar neste ano. Além do campeonato de Button, há a grande possibilidade do vice-campeonato ser do segundo piloto, Barrichello. Isso sem contar no Mundial de Construtores, que a equipe já conquistou, não podendo mais ser alcançada.
Parabéns à Brawn GP e a Jenson Button, pela incrível conquista, muito merecida, da temporada da Fórmula 1 deste ano. Agora é torcer para que Rubinho alcance boa pontuação no GP dos Emirados Árabes, dia 1º de novembro. Com os resultados do GP do Brasil, Sebastian Vettel, da RBR, ultrapassou o brasileiro no Mundial de Pilotos. A diferença entre os dois é de, somente, dois pontos, ou seja, “vai que é tua, Rubinho!”.

Por: Carla Araújo

Nenhum comentário: