segunda-feira, 19 de abril de 2010

Estrela solitária volta a brilhar e supera o império do amor


O jogo entre Botafogo e Flamengo, ontem, no Maracanã, tinha todos os ingredientes para se tornar inesquecível. O alvinegro estava a 90 minutos de conquistar o título carioca, já o rubronegro precisaria de três jogos para tal fato. As duas equipes se enfrentaram nas últimas três finais do campeonato estadual, com o Flamengo conquistando 100% delas. Porém, contrariando o histórico, o Botafogo levantou a taça do campeonato carioca de 2010, com uma vitória de 2 a 1.

O bom público, de aproximadamente 60 mil torcedores, viu um jogo “lá e cá“, em que os goleiros tiveram grande trabalho. A falta de Fahel em Vágner Love, logo no primeiro minuto de partida, ilustrou o que seria o jogo: cartões amarelos e jogadas perigosas próximas às áreas.

No início do jogo, a boa marcação do Botafogo chamou a atenção. O gol das duas equipes estava amadurecendo, mas foi o alvinegro que saiu na frente. Após penalti de Ronaldo Angelim em Fábio Ferreira, Herrera converteu, aos 23 minutos. Pouco depois, Andrade deixou o Flamengo mais ofensivo, tirando Toró e colocando Vinicius Pacheco. Depois do gol, o Bota recuou e Adriano quase marcou o seu, de voleio, aos 33. Entretanto, foi no último minuto da primeira etapa que Vágner Love empatou, após confusão e falha coletiva na área botafoguense.

O segundo tempo voltou com as equipes iguais, e com a partida esquilibrada em todos os quesitos: jogo eletrizante, chuva de cartões e torcidas cantando o tempo todo. Aos 13 minutos, Joel Santana colocou a esperança do Botafogo em campo: Caio entrou no lugar de Túlio Souza.

O momento da partida foi aos 25 minutos da segunda etapa, quando Maldonado fez penalti em Herrera e foi expulso, ao receber o segundo cartão amarelo. Loco Abreu bateu no meio, a bola bateu na trave e entrou: 2 a 1. Cinco minutos depois, a chance de ouro do Flamengo: Herrera foi expulso após reclamação de penalti dado pelo juíz Gutemberg de Paula Fonseca. Adriano, após quatro jogos fora dos campos, parou nas mãos de Jefferson, que foi o nome da partida de ontem. Aos 38 minutos, Caio perdeu um gol incrível, que liquidaria a partida. Porém, o resultado não foi alterado, só o número de cartões: 17 amarelos e dois vermelhos.

A noite era mesmo preto e branca, e o Botafogo foi campeão carioca pela 19a vez. O clube quebrou um tabu e conquistou de forma indiscutível um título que estava engasgado na torcida botafoguense. Após 12 anos, um time voltou a conquistar Taça Guanabara e Taça Rio no mesmo ano - o último foi o Vasco em 1998.


Por: Carla Araújo


Nenhum comentário: