quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mais um título em jogo


Alguns dizem que não é torneio importante, outros falam que é desculpa de quem não conseguiu vaga para a Copa Libertadores. Mas, críticos à parte, o que importa é que a Copa Sul-Americana é mais um título que times da América do Sul disputam anualmente. Em 2008, o Internacional foi o campeão. O colorado foi a primeira equipe brasileira a conquistar um título nessa competição.

Este ano, os brasileiros que estão na disputa são: Atlético-Mg, Atlético-Pr, Botafogo, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Goiás, Internacional e Vitória. E logo na estréia dos times do Brasil, um clássico estadual: Flamengo e Fluminense já se enfrentam na primeira fase, e com equipes bem modificadas. A partida acontece hoje, no Maracanã. Ainda esta semana, outro jogo entre brasileiros: Vitória x Coritiba vai ocorrer amanhã, na casa do Leão. Atlético-Mg, Atlético-Pr, Botafogo e Goiás só jogam no final de agosto e início de Setembro. O Inter só participa da competição a partir das oitavas de final, já que foi o último campeão.

Entretanto, outras partidas já aconteceram nesta Sul-Americana 2009. Zamora, da Venezuela, perdeu de 1 a 0 para o Emelec, do Equador. Universidad do Chile venceu o Deportivo Cali, da Colômbia, por 2 a 1. Dois jogos terminaram empatados: 1 a 1 entre Anzoátequi, da Venezuela, e Alianza Atlético, do Peru; e 2x2 entre La Equidad, da Colômbia, e Unión Española, do Chile. A LDU, do Equador, venceu o Libertad, do Paraguai, por 1 a 0.

Porém, nem tudo é uma maravilha no mundo do futebol, como todos sabem. No jogo entre Blooming, da Bolívia, e River Plate, do Uruguai, o árbitro Victor Hugo Carrillo teve que interromper a partida, aos 20 minutos do segundo tempo. Isso porque um torcedor invadiu o gramado e agrediu um dos jogadores uruguaios. Além disso, bombas foram atiradas no campo para atingir outros atletas. Os visitantes venciam por 1 a 0, e o incidente ocorreu logo após o gol.

Em termos de título, a Argentina é a maior detentora, com quatro taças sul-americanas. Brasil, Peru e México têm um título cada. E este ano, quem será o campeão? Será que a hegemonia argentina vai continuar se confirmando? Será que os times brasileiros vão saber levar duas competições simultâneas? Enquanto não sabemos as respostas para estas perguntas, ficamos na torcida por mais uma taça para o Brasil.


Por: Carla Araújo


Nenhum comentário: