quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Metade do Campeonato e de resultados iguais


O returno do Campeonato Brasileiro começou com uma rodada tranqüila e sem empates. O que chamou bastante atenção foi a quantidade de resultados 2 a 1: cinco de 10. Quase todos os donos de casa fizeram sua parte. Isso mesmo, quase todos... Comecemos, então, por um desorganizado Botafogo, que foi derrotado pelo Santo André, no Engenhão. Com o resultado de 2 a 1, para o time paulista, os dois trocaram suas posições, e o Bota entrou na zona de rebaixamento. Outro visitante que venceu, também por 2 a 1, foi o Corinthians, em cima do Internacional, com os dois gols irregulares da equipe de São Paulo. Em pleno Beira Rio, o Timão derrotou o Colorado e confirmou sua arrancada no Brasileirão.

Bem contrário à realidade dos bons visitantes, o Grêmio segue sem conseguir uma vitória fora de casa. Dessa vez, na Vila Belmiro, o Santos fez 1 a 0 e deixou a torcida aliviada, que não via o time vencer em casa há quase um mês. Outro paulista que conquistou mais três pontos foi o Barueri. Dentro de casa, derrotou o lanterna Sport por 2 a 1. Após estar em desvantagem, o Leão ainda conseguiu empatar, mas não evitou mais uma derrota no Campeonato.

Porém, nem todas as equipes São Paulo foram bem nessa rodada. O líder Palmeiras quase arrancou um empate em Coritiba, mas o Coxa conseguiu um gol de pênalti no final da partida. Com esse 1 a 0, o Verdão ainda é líder, e o Coritiba conseguiu aliviar um pouco sua tensão. O Vitória bateu o Atlético-Pr por 2 a 1. Em jogo morno, os donos da casa conseguiram ganhar, após cinco partidas sem encontrar a vitória. O São Paulo derrotou o Fluminense por 1 a 0 no Morumbi. Mesmo com o domínio do carioca na segunda etapa, parece que o pó-de-arroz está mesmo sem sorte. “Nada dá certo”, lamentou o ex-zagueiro Thiago Silva, atual jogador do Milan e torcedor tricolor. Enquanto o Fluminense está em situação desesperadora, o São Paulo se firmou de vez no topo da tabela.

Parece que o futebol carioca anda mesmo bem precário. Além dos maus resultados de Botafogo e Fluminense, o Flamengo conseguiu ser derrotado pelo Cruzeiro em pleno Maracanã. O 2 a 1 do time de Minas foi o suficiente para deixá-lo em uma situação um pouco mais confortável na tabela. A outra equipe mineira teve um resultado diferente: 2 a 2. Jogando em casa, contra o Avaí, o Atlético-Mg, apenas, empatou, mas conseguiu voltar ao G4. Em outra partida, o Goiás perdeu a oportunidade de dormir líder do Campeonato. Isso porque perdeu por 2 a 0 do Náutico, que permanece na zona de rebaixamento. O jogo aconteceu nos Aflitos.

Agora, mais do que nunca, as equipes precisam conquistar os pontos, pois cada rodada é decisiva. Para os que estão em baixo na tabela: correrem contra o tempo e fazer o que não fizeram em metade do campeonato. Para os que estão em cima na tabela: correrem contra o tempo e fazer mais do que fizeram em metade do campeonato. Para os 20 times: buscarem vitórias e conseguirem dormir tranqüilos, com a sensação de dever cumprido.


Por: Carla Araújo


Nenhum comentário: