terça-feira, 22 de setembro de 2009

Série C... de Campeão


No último sábado, dia 19, o Campeonato Brasileiro da série C - terceira divisão do futebol - chegou ao fim. Com a campanha de nove vitórias, dois empates e três derrotas, o América MG conquistou o título de 2009. O time de Minas foi consagrado campeão após a vitória apertada sobre o ASA-AL, por 1 a 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte. No jogo de ida, em Arapiraca, a equipe mineira havia ganho por 3 a 1.
Apesar do mando de campo, da torcida animada e do placar a seu favor, a partida não foi fácil para o "Coelho" - apelido carinhoso dado ao América. O ASA conseguiu manter boa pressão durante todo o jogo, já que precisava tirar a vantagem do adversário. Dessa maneira, o gol dos donos da casa só saiu aos 44 do segundo tempo. Com gritos de "É campeão" desde os 30 minutos, o América sentiu o clima e Bruno Mineiro fez o gol da vitória. Porém, o jogo teve um aspecto ruim que deve ser lembrado: a falta de disciplina. Foram 10 cartões amarelos e um vermelho, este que deixou o ASA com um a menos. Além disso, ao final da primeira etapa, Zé Roberto, do América MG, e Tuti, goleiro do ASA, se desentenderam, iniciando confusão no gramado.
Ao lado do América, também subiram para a série B de 2010: ASA, Icasa e Guaratinguetá. Devido à criação da série D, este ano, quatro times foram rebaixados e irão disputá-la no ano que vem: Sampaio Côrreia, Confiança, Mixto e Marcílio Dias. Os artilheiros da competição foram Nena, do ASA, e Marciano, do Icasa, com oito gols cada um. Lembrando que a série C do Campeonato Brasileiro é diferente das séries A e B. São 20 times, divididos em quatro grupos, que disputam a primeira fase. Quatro se classificam para a segunda fase, onde são disputadas finais e semifinais, de onde sai o campeão.
Com 97 anos de história, desde 1912, o América MG já foi 15 vezes campeão mineiro e conquistou o titulo brasileiro da série B de 1997. Com a taça da série C de 2009 em mãos, o "Coelho" volta à segunda divisão do futebol brasileiro, depois de seis anos ausente. Os gritos de "O Coelhão voltou", ao final do jogo de sábado, mostraram que a torcida acredita em um 2010 promissor para o time de Minas. Os fogos, que duraram cerca de quatro minutos, como comemoração do campeonato, fecharam a bela festa mineira.

Por: Carla Araújo

Nenhum comentário: