domingo, 19 de julho de 2009

Feliz dia do Futebol!

Hoje é o Dia Nacional do Futebol e, comemorando esta data, 16 times entram em campo, pela 12ª rodada da série A do Brasileirão. Às 16h, se enfrentam Cruzeiro e Corinthians, Grêmio e Internacional, Vitória e Atlético-MG, São Paulo e Santos e Atlético-PR e Coritiba. Às 18:30 é a vez de Flamengo e Botafogo, Sport e Avaí e Barueri e Náutico jogarem.

O confronto entre Cruzeiro e Corinthians retrata duas realidades diferentes. O Corinthians vem embalado na competição, principalmente após o título da Copa do Brasil. No entanto, o Cruzeiro tenta a reabilitação psicológica após a perda do título da Copa Libertadores para o Estudiantes da Argentina, na última quarta-feira. Os técnicos dos dois times não revelaram a escalação, mas, no Timão, Ronaldo está confirmado para, após cinco anos, reencontrar o Mineirão. Douglas e Dentinho ficam de fora, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Para ajudar a Raposa, Kléber abriu mão de sua lua-de-mel e joga.

Já a partida entre Grêmio e Internacional vale mais que os bem-vindos 3 pontos. O clássico gaúcho completou, ontem, 100 anos de muita rivalidade. Além disso, o Inter quer voltar a ser o primeiro na tabela e vem cheio de mistérios para a disputa. A boa notícia para os Colorados é que D’Alessandro participa do jogo, já que ganhou efeito suspensivo do STJD após receber 60 dias de suspensão pela confusão na final da Copa do Brasil. Mas, Magrão e Glaydson não jogam, pois ambos foram expulsos na última partida. O Grêmio, apesar de também estar desfalcado (o lateral-direito William Thiego foi expulso contra o Coritiba, e o zagueiro Léo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo), tem o Olímpico e a volta da dupla argentina Herrera e Maxi López como seus aliados.

O Atlético-MG também tenta voltar à liderança. Para isso, precisa passar pelo Vitória, no Barradão. Sua missão pode ser facilitada, já que a zaga titular do rubro-negro não entrará em campo. Wallace foi expulso e Anderson Martins e Victor Ramos levaram o terceiro amarelo. Entretanto, o Galo não conta com seu artilheiro, Diego Tardelli, suspenso. Quem deve substituí-lo é Alessandro.

No Morumbi, São Paulo e Santos prometem um jogo bastante disputado. Os dois times estão em situação complicada no campeonato e tentam se recuperar. O tricolor paulista está há três rodadas sem vencer, já o rival tem a pior defesa do Campeonato Brasileiro e, para complicar ainda mais, não pode contar com o zagueiro Fabão e o volante Rodrigo Souto, suspensos.

Atlético-PR e Coritiba também buscam a recuperação, na Arena da Baixada. O Furacão, 14º colocado na tabela, aposta no bom momento do meia Marcinho para sair com a vitória. Já o Coxa, 12º, conta com Marcelinho Paraíba para subir algumas posições.

No Maracanã, Flamengo e Botafogo tentam fugir do tradicional empate. O alvinegro é considerado por muitos o favorito. Ele venceu o Avaí no sábado passado, teve toda a semana para treinar e o único problema é o goleiro Renan, que está contundido. O rubro-negro não conta com seu reforço para a defesa, Willians, que está suspenso. A esperança da torcida é que os gols de Adriano compensem a fragilidade defensiva do time.

Cinco colocações na tabela é o que separa, agora, o Sport (13º) do Avaí (18º). Porém, hoje, os dois vão se encontrar. O lugar marcado é a Ilha do Retiro. A equipe catarinense vem de uma vitória contra o Goiás (2x0), na última rodada, e deve manter o mesmo elenco. O rubro-negro está desfalcado e, por conta disso, deve isolar Wéldon à frente e adiantar Luciano Henrique.

Na Arena Barueri, o time da casa tenta voltar ao G4 e o Náutico busca deixar a última posição da tabela para o Fluminense, que perdeu ontem. O Barueri, mesmo sem Leandro Castan, Márcio Careca e Everton, suspensos pelo terceiro amarelo, e Ralf, é o grande favorito.

Por: Raysa Himelfarb

Um comentário:

Por Rafael Coelho e Raysa Himelfarb disse...

O destaque da rodada sem dúvida alguma é o Gre-Nal. Tudo bem, tem o clássico Flamengo e Botafogo, o Atletiba e o Santos e São Paulo, mas o Gre-Nal é diferente.

Ainda mais no centenário do clássico. Quem perder, entra em crise. Ainda mais o Inter ...

Sobre o post, muito bom. Análise da rodada toda, dando valor ao dia do Futebol e aos jogos mais importantes. Gostei!

Beijão! =)