sexta-feira, 17 de julho de 2009

Rodada dos... cartões


Na 11ª rodada do Brasileirão, a primeira de meio da semana, não foram os clássicos nacionais que chamaram atenção, não. Em 19 jogos, 51 cartões amarelos e 11 vermelhos, considerando que somente em três partidas, este último não foi mostrado. O número de amarelos não foi tão alto, em comparação com as rodadas anteriores. O que chamou atenção, de verdade, foram as expulsões de campo. O melhor exemplo foi o jogo Internacional x Fluminense, em que quatro jogadores foram expulsos direto, sem levarem cartões amarelos. O jogo no Beira-Rio terminou 4x2 para o Colorado, afundando ainda mais o tricolor das Laranjeiras - que, mais uma vez, perdeu o artilheiro Fred. Como? Expulso por agressão, novamente.

O rival do time carioca também não anda muito bem. Em pleno Maracanã, e com um gol anulado de Adriano, o Flamengo perdeu para o Palmeiras, com o placar final de 2x1. Essa foi uma das partidas que o vermelho não foi mostrado. Outra que só teve cartões amarelos foi Goiás x Avai, em que o visitante surpreendeu o Esmeraldino pelo placar de 2x0. Com esse resultado, o Avai saiu da última colocação do Campeonato. Atlético Mg e São Paulo também não tiveram jogadores expulsos, na partida de ontem. Com a vitória do time mineiro por 2x0, o Galo voltou à liderança e confirmou, ainda mais, a crise que os são paulinos vêm sofrendo.

Outra partida com muitos cartões vermelhos foi Coritiba x Grêmio. Em jogo que o visitante largou na frente e estava melhor, o número de cartões foi fator decisivo. Os três jogadores expulsos, nessa partida, eram gremistas, inclusive o goleiro Victor. Por conta disso, o Coxa virou e venceu pelo placar de 2x1. Outra virada aconteceu no Pacaembu. Apesar do susto que o Sport deu, e de estar melhor em campo, o Corinthians conseguiu dominar a partida e se recuperar. Com dois gols de Ronaldo, a equipe paulista venceu a pernambucana por 4x3. Em outra partida da 11ª rodada, o Atlético-Pr não segurou o Santo André, que jogava em casa. No jogo em que as duas equipes tiveram ritmo bastante lento, melhor para o time do ABC paulista, que venceu por 1x0.
Apenas dois empates ocorreram na 11ª rodada do Brasileirão. Um deles aconteceu entre Náutico e Vitória, que terminou 1x1. Na estreia de Geninho, no Timbu, os donos da casa não aproveitaram as boas chances e se mantiveram na última colocação do Campeonato. Em situação completamente diferente, mesmo com o empate, o Vitória conseguiu permanecer no G4. O outro empate foi no jogo Santos x Barueri, com Vila Belmiro vazia e protesto dos torcedores santistas. Em partida que o visitante parecia conseguir uma vitória surpreendente, o Peixe reagiu e arrancou um empate suado de 3x3. Com o resultado, o caçula Barueri dormiu na quinta colocação.
Não posso deixar de parabenizar o Vasco pela vitória fora de casa, na série B do Brasileirão. Na terça, contra o Vila Nova, o Gigante da Colina fez dois gols e não levou nenhum. Resultado, esse, que o colocou na 5ª colocação da segunda divisão. É importante lembrar, também, aos leitores, que o jogo entre Cruzeiro e Botafogo irá acontecer no dia 27 de agosto, por conta da final da Taça Libertadores. Mas, a pergunta que não quer calar: será que a fome por cartões vermelhos vai continuar no Campeonato Brasileiro?


Por: Carla Araújo


Um comentário:

Renato disse...

Carla, acredito que enquanto a impunidade aos atletas indisciplinados continuar desenfreada, seja pelo próprio clube ou pelo STJD, absolvendo casos sinistros e condenando outros, as equipes sofrerão sempre baques com esses desfalques inesperados. Acho que se houvesse uma punição mais severa, além dos simples cartões vermelhos, seja com multas pesadas ou banco de reservas para os indisciplinados, estes pensariam bem antes de socar e dar pontapés nos seus companheiros de profissão.
PS: Adorei o blog.